João Masuko recebe medalha da Ordem de Rio Branco

 Secretária do Consulado, Mikako Kagiyama, também recebe a insígnia por mérito

Em cerimônia realizada no Consulado do Brasil de Hamamatsu, na sexta-feira, 24, duas personalidades foram condecoradas com a medalha da Ordem de Rio Branco da República Federativa do Brasil, outorgada pelo Presidente da República.

Os condecorados foram: Mikako Kagiyama, cidadã japonesa, com a Medalha do Mérito de Rio Branco e João Toshiei Masuko, brasileiro, com a insígnia da Ordem de Rio Branco, na categoria de Cavaleiro.


        João Masuko, Aldemo Garcia e Mikako Kagiyama (esq./dir.)


Segundo as palavras do Cônsul-geral do Brasil em Hamamatsu, Aldemo Garcia, as condecorações simbolizam o agradecimento pessoal do presidente da República e do Ministro de Estado das Relações Exteriores, em reconhecimento pelo trabalho de ambos, em benefício dos brasileiros no Japão.

A Ordem do Rio Branco foi instituída em 1963, para homenagear personalidades físicas e jurídicas, nacionais e estrangeiras, pelos seus serviços ou méritos. Ainda segundo as palavras do Cônsul Aldemo Garcia, a referência ao Barão do Rio Branco na insígnia se deve ao seu desempenho durante uma década como Ministro das Relações Exteriores, entre 1902 a 1912. "Se hoje o Brasil é um país sem conflitos de disputas ao longo dos 16 mil quilômetros de fronteiras com seus 10 vizinhos na América do Sul, é fruto do trabalho do nosso Patrono da Diplomacia brasileira, o Barão do Rio Branco".

Em seu discurso de agradecimento, Mikako Kagiyama, muito emocionada, disse: "Estou muito comovida, pois a condecoração demonstra reconhecimento do meu esforço. Esta condecoração é fruto do apoio de todos, agradeço profundamente pelo apoio de cada um".

João Masuko disse estar orgulhoso pela honra e grande sentimento de gratidão pelo reconhecimento recebido. E agradeceu especialmente ao Cônsul-geral/Embaixador Aldemo Garcia, que o indicou.

"Nesse momento de alegria, surgem em minhas memórias as lembranças de mais de 35 anos de convivência no Japão e dos brasileiros que vieram ao país dos nossos ancestrais, trazendo sonhos e aqui construíram uma comunidade. Por esse motivo, posso afirmar que esse prêmio não é exclusivamente do meu mérito, mas sim de todos nós que trabalhamos com o mesmo propósito de construir uma sociedade melhor para a próxima geração".


        Membros do Conselho dos Cidadãos de Hamamatsu

Mikako Kagiyama, 59, é secretária do chefe do posto (Embaixador Aldemo Garcia) e tem acompanhado toda a história do Consulado-Geral em Hamamatsu, desde a sua implantação em meados de 2009 até os dias de hoje, desempenhando exemplarmente suas funções junto a todos os diplomatas que chefiaram o posto de Hamamatsu. Ela formou-se em Letras pela Universidade de Osaka e morou no Brasil, sendo fluente em português e inglês e também domina as técnicas de tradução, versão e interpretação bidirecionais em português e japonês.

A presença de Kagiyama tem sido fundamental para o bom desempenho das funções do Cônsul, sendo o Japão um país de idioma e tradições culturais peculiares. No decorrer do seu trabalho, Kagiyama acompanhou o Cônsul em diversos encontros com grandes empresários e altas autoridades.

A concessão da medalha da Ordem de Rio Branco visa homenagear Kagiyama pelos mais de 10 anos de serviços prestados junto ao consulado. Tal condecoração conta com o apoio de todos os antecessores, sendo eles os embaixadores Luís Figueira, Antônio Piras, Ernesto Rubarth, além do embaixador do Brasil em Tóquio, Eduardo Saboia.

O empresário João Toshiei Masuko chegou em uma das primeiras levas de brasileiros ao Japão, em 1988. Trabalhou em fábricas em Gifu e Iwata antes de retornar ao Brasil. Na segunda vinda, em 1990, foi o primeiro empreendedor a abrir um restaurante brasileiro em Hamamatsu, e depois, em 1993, uma loja de produtos alimentícios, a Servitu.

A origem do nome Servitu vem do termo "servir tu", "servir você", pois todos procuravam o Seu João para pedir uma ajuda em alguma tradução ou qualquer outro serviço e até hoje, aos 72 anos, continua ajudando os conterrâneos com uma variedade de serviços.

Durante a crise provocada pela quebra do Lehman Brothers, em 2008, Masuko organizou um movimento de apoio aos brasileiros necessitados da região, oferecendo cestas básicas e demais assistências. E após o grande terremoto e tsunami na região norte do Japão, em 2011, Masuko também organizou um grupo de mais de 50 voluntários para distribuir alimentos e gêneros de primeira necessidade na província de Fukushima, incluindo churrasco brasileiro aos japoneses desabrigados.


        Homenageados com os funcionários do Consulado de Hamamatsu

Com a soma de atitudes solidárias, é natural que a liderança de João Masuko em meio à comunidade brasileira seja reconhecida por todos da província de Shizuoka. E devido a essa disponibilidade em auxiliar o próximo, seu nome teve aprovação unânime para integrar o Conselho de Cidadãos de Hamamatsu durante muitos anos.

As celebrações da entrega das condecorações prosseguem no sábado, 25, com jantar na Servitu, a partir das 18h00 quando se reunirão parentes e amigos dos homenageados.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O INÍCIO DE TUDO !!

POR QUE VIM AO JAPÃO ?